quarta-feira, 17 de junho de 2009

Só na preguiça......ócio nada criativo e a saudade...do cigarro.


Ando na maior preguiça....um frio daqueles, minha filhotinha mais boazinha e eu não fumo mais.

Mas também não pintei, não fiz um bolinho gostoso, não fiz nada....mas também não fumei.

Acabei de ler A Cabana, gostei um pouco, estou relendo a 3ª parte da Bicicleta Azul (livro muito antigo) e nem um cigarrinho.

Tô dormindo cedo, acordo às 3 da manhã...querendo fumar. Durmo, acordo mais tarde um pouquinho e não, não sou mais fumante.

EU SÓ PENSO NISSO, CACETE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Será que vai ser assim pra sempre ?????????? [:(]


Não !!!!!

Com a palavra FLÁVIO GIKOVATE, Médico Psicoterapeuta, ex-fumante.
Autor do Livro: Cigarro, Um Adeus possível.

"...Agora é hora da boa notícia: se vc esperar alguns minutos - três ou cinco, talvez - essa "vontade lancinante" acompanhada de desespero vai embora e só irá voltar dentro de alguns minutos ou horas! Talvez volte com uma frequência maior do que uma ou ou duas vezes por hora nos primeiros dias, para depois ir se escasseando até desaparecer quase que por completo ao longo de 2 ou 3 meses . Ou seja, a sensação de desespero que muitas vezes nos leva a buscar correndo um cigarro não chega para ficar para sempre, como parece que irá acontecer; do mesmo modo que ela chega de não sei onde, a uma certa altura do mal-estrar ela começa a desaparecer e nós voltamos ao estado normal.

Quando não surgem esses minutos dramáticos e desesperados, a dor e a falta do cigarro são perfeitamente suportáveis. Tudo nos lembra o vício: o cinzeiro, o bolso vazio´, o telefone,o café, as pessoas fumando à nossa frente, a propaganda de cigarros, etc. Nossa memória está repleta por situaçãoes pelas quais passamos acompanhados pelo cigarro; quase não tem lembranças que o excluam. Quase tudo o que era importante na vida foi feito com o cigarro na mão ou na boca...Sentimos saudade daquela "tragada" funda e demorada que, parecia ,nos acalmava e nos fazia refeletir melhor. A falta do velho "amigo e companheiro", aquele que não nos decepciona nem jamais nos falta - até porque sempre providenciamos para que isso não aconteça!

Porém, para quem está firme e determinado a parar de fumar, e tambem se preparou emocionalmente e intelectualmente para isto, não há nenhuma surpresa e nem obstáculo que seja tão difícil de transpor. Quando já se passou o primeiro dia, mais o segundo e o terceiro, começa a surgir uma sensação muito agradável: parece que vamos ser capazes de atingir nossos objetivos. Ficamos felizes porque sabemos que o pior já passou; e mais, nós fomos capazes de resistir....A alegria da vitória se mistura com a tristeza e a depressão derivadas da perda do elo antigo e aconchegante. Nosso humor se torna instável: em certas horas predomina a euforia da vitória; em outras a dor da saudade. Esta instabilidade, suportável e perfeitamente dentro dos limites do que conseguimos controlar, será o estado permanente por , talvez, algumas semanas."


EU CHEGO LÁ.

2 comentários:

  1. PARABÉNS FE, PELA DECISÃO!

    Tenho certeza de que vc vai conseguir... qdo se quer algo de verdade, conquista!

    Eu parei de fumar há mais de 3 anos, e quer saber? Não tenho a mínima vontade. Parece até que nunca fui fumante. Vai saber... cada um cada um. Até estranho às vezes, parece que desligaram um botão da minha mente.

    ResponderExcluir
  2. Só para constar, fumei por 12 anos!

    ResponderExcluir